11 C
New York
terça-feira, setembro 28, 2021
InícioBrasilPorque o tempero do Miojo faz mal

Porque o tempero do Miojo faz mal

O químico japonês Kikunae Ikeda percebeu um gosto diferente do glutamato monossódico ao saborear uma sopa feita por sua esposa.

Jornalista Hernane Amaral,
Portal GmundoNews, Portal AmaralNews
Me acompanhe no Facebook
Me acompanhe no Instagram

O tempero do miojo em sua composição tem Glutamato monossódico, um aminoácido não essencial que funciona como realçador de sabor dos alimentos.

Glutamato monossódico, sal sódico do ácido glutâmico, naturalmente produzido pelo corpo humano e podem ser encontrados em alimentos como tomate, cogumelos, alguns queijos e carnes.

O químico japonês Kikunae Ikeda percebeu um gosto diferente do glutamato monossódico ao saborear uma sopa feita por sua esposa.

A sopa fora feita com a alga kombu, que é uma das fontes naturais para se obter o glutamato monossódico.

Ikeda percebeu que o caldo causava uma sensação peculiar, mas que também podia ser percebida em outros alimentos, como tomate e queijo parmesão.

As duas principais características do sabor são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

O cientista descobriu que essa sensação era causada pelo ácido glutâmico e Ikeda batizou o novo gosto com o nome umami.

O professor Ikeda, já que ele conseguiu isolar o glutamato monossódico da alga kombu e, já em 1909, lançou a patente do Ajinomoto, tempero que se espalhou pelo mundo e é uma das formas mais fáceis de se obter o sabor umami.

Este aditivo que está no tempero em saquinho junto ao produto é responsável para dar gosto ao miojo e pode fazer mal para a saúde.

O glutamato monossódico ao ser consumido em quantidades excessivas, pode causar dor no peito, dor de cabeça, asma, sudorese, dormência ou queimação em torno da boca e rubor e sensação de inchaço facial em pessoas mais sensíveis à substância. Além de várias reações passageiras como dor de cabeça, enjoo e indisposição.

Em longo prazo a substância pode ajudar no desenvolvimento de doenças como pressão alta e obesidade.

Elimine o tempero pronto que vem dentro da embalagem e utilize ervas e temperos naturais.

Arroz com o Macarrão do Miojo transmite um sabor diferente e muito bom.

Em meus temperos incluo o manjericão, que, além de deixar a comida com um ótimo aroma, também tem poder antibacteriano, protegendo as células do nosso corpo.

A prática massa do miojo pode dar origem a diversos outros pratos. Um deles é a lasanha. Como o macarrão é compactado em blocos, fica fácil quebrá-lo e distribuí-lo como se fosse uma massa. Já o recheio pode variar de acordo com o gosto de cada um, desde o tradicional presunto com queijo até um mais elaborado com espinafre e molho branco.

Fontes

Ecycle

Minha Vida

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit