Jornalista Hernane Amaral,
Portal GmundoNews
Declarações de autoridades estrangeiras em 9 de maio.
O primeiro -ministro da Grã -Bretanha de Boris Johnson: “Eu nunca tive tanta certeza de que a Ucrânia venceria. A Grã -Bretanha ficará lado a lado com a Ucrânia o máximo necessário. Glória para a Ucrânia”.
Presidente da França Emmanuel Macron: “Não estamos brigando com a Rússia. Trabalhamos como europeus para preservar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. Para retornar a paz ao nosso continente. Estaremos lá para reconstruir a Ucrânia como europeia”.
O primeiro-ministro tcheco Petr Fial: “Não faz sentido resistir a cada mentira de Moscou, mas o discurso confirmou a importância das ações unidas e enérgicas do Ocidente contra o agressor”.
O secretário geral da OTAN Jens Stoltenberg: “Mais uma vez, exorto o presidente Putin em 9 de maio a parar a guerra imediatamente, retirar suas tropas da Ucrânia e iniciar as negociações de paz. Ficamos firmemente do lado da Ucrânia e continuamos ajudando o país a defender nosso direito à auto-defesa “.
O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken: “as tropas russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia, mataram milhares de civis e criaram uma catástrofe humanitária”.
O inferno em Azovstal continua – hoje os russos se concentraram na destruição de pontes, tentando cortar que nossos defensores tenha possibilidade de saída – o consultor do prefeito de Mariupol Petro Andryushchenko.
A adesão da Ucrânia à UE provavelmente durará décadas – o presidente francês Emmanuel Macron durante um discurso em uma conferência sobre o futuro da Europa.
“Sabemos que o processo de ingressar na UE pode levar muitos anos ou até décadas. Seremos honestos, a União Europeia não pode estar no curto prazo, o único meio de estruturar o continente europeu “, afirmou.
Macron também observou que, apesar de todos considera a Ucrânia como membro da família europeia.
Na República Tcheca chamou o discurso de Putin durante um desfile em Moscou de falso.
O chefe do governo tcheco Peter Filad afirmou que Putin “distorceu deliberadamente a história e o presente, que a propaganda russa procura justificar a agressão incontrolável da Rússia na Ucrânia”.
Ele também enfatizou que as palavras do ditador russo confirmaram “a importância das ações unidas e enérgicas do Ocidente contra o agressor”.
O Canadá ajudará a desbloquear os portos ucranianos com o ministro de grãos-viceremier do Canadá
Conversamos muito com o governo ucraniano sobre a cooperação em primeiro lugar, como podemos trazer ao mundo a questão para que as pessoas no Oriente Médio e na África entendam que, quando não há nada para comer, é o vinho da Rússia, que bloqueia Portos ucranianos, disse a Cristo Freeland.
As autoridades do Canadá também começam a processar maneiras específicas que ajudarão a exportar grãos da Ucrânia.
A Suécia disse que, em 15 de maio, eles tomariam a decisão de se juntar à OTAN – Reuters
Qual será a solução que ainda não foi resolvida. Nossa mensagem é que, em 15 de maio, haverá uma decisão para a qual a liderança do partido assumirá uma posição-cotre o Secretário do Partido Social Democrata Tobias Baudin.
A Sérvia ameaçou o Kosovo por causa de seu desejo de ingressar no Conselho do Euro – Euractiv
Nossa reação será muito mais forte do que eles pensam, e não será simplesmente uma declaração para a mídia. Acredite, mostraremos nossos dentes – citado pelo presidente da Sérvia Alexandar Vuchich Media.
Putin está esperando o destino dos nazistas alemães, o rápido retorno da vida em Bucha e o embargo de petróleo da Rússia nos japoneses-uma revisão da imprensa ocidental. 9 de maio.
The Times, citando a declaração do ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, escreve que Putin deveria ter o mesmo destino que os nazistas. A declaração relevante foi feita após o ataque dos russos na escola na região de Luhansk, onde dezenas de civis foram cobertos por ataques aéreos. Putin, seu ambiente imediato e generais “refletem” a ideologia do fascismo.
The Washington Post escreve que a Ucrânia está sendo restaurada às cidades tão rápido quanto a Rússia foi destruída. A publicação publica um relatório de Bucha. A cidade foi revivida, o mercado está aberto, grandes poços nas estradas, onde as conchas caíram, pavimentadas. O trem suburbano para Kiev novamente corre. O abastecimento de água e a eletricidade são restaurados principalmente. As famílias retornam. Está planejado ser restaurado para 100% da fonte de alimentação em Bucha até 15 de maio, informou Dtek Akhmetov no DTEK Rinat.
The New York Times escreve que o contador ucraniano – offensivo perto de Kharkiv provavelmente forçou as tropas russas a transferir forças adicionais, removendo-as de outras direções do leste da Ucrânia. A análise do Grupo de Pesquisa de Washington enfatizou o sucesso das forças ucranianas armadas com novas armas dos Estados Unidos e de outros aliados, em sua contra -ofensiva em torno de Kharkiv, no nordeste do país.
Bloomberg relatou que o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kisida, planeja gradualmente parar de importar petróleo russo, como parte das medidas do G-7 para aumentar a pressão de Putin. Os Estados Unidos e o Reino Unido já impuseram a proibição de importar combustível russo em resposta ao ataque da Rússia à Ucrânia, mas a promessa do G-7 de abandonar o petróleo russo aumentará ainda mais a pressão sobre Moscou.
Der Spiegel escreve sobre ameaças da Rússia para o fundador da SpaceX, Ilon Mask, por causa de sua decisão de ajudar a Ucrânia com uma internet satélite. A Space Company SpaceX forneceu a Ucrânia, que foi atacada pela Rússia, a oportunidade de usar seu Satellite Network Starlink. Dá a você uma internet rápida do espaço. Ajudou as autoridades e tropas ucranianas quando a comunicação móvel e o acesso local à Internet pararam de funcionar.
Os Estados Unidos impuseram Sanções Contra Bancos Russos E Canais de TV – Departamento de Estado
Uma Lista de instituições Financeiras “Sberbank”, “Gazpombank”, “Moscow Industrial Bank” E Outros.
Além disso, sob as sanções de agora no primeiro canal da Rússia, o canal de TV “Russia-1” e “TV e TV NTV”.
A Rússia está cobrando o SPR da Crimeia ocupada – investigadores
As Forças Russas colocaram equipamentos em duas seções na vila de Filatovka, localizada perto da região de Kherson.
Em maio, o número de equipamentos militares aumentou em uma dessas áreas. Os repórteres do esquema garantiram, acrescentando o satélite ao satélite.
De acordo com um especialista militar que, a pedido de jornalistas, analisou a imagem, além do quartel, há uma composição de combustíveis e lubrificantes neste território.
Entre a técnica, ele notou Smerch RSSU, C-300 Air Defense ou Iskander.
O Reino Unido anunciou um novo pacote de sanções contra a Rússia e a Bielorrússia, a declaração do governo
Teve como objetivo negociar o valor de 1,7 bilhão de libras.
É em particular sobre direitos de importação e proibições de exportação, incluindo platina, paládio, produtos químicos, plásticos, borracha e equipamento.
Primeiro Ministro do Canadá Justin Trudeau chegou em Irpin, região de Kiev
Nesta cidade, mais de 70% dos edifícios foram danificados e destruídos durante as hostilidades.
Representantes dos EUA chegam à embaixada em Kiev pela primeira vez desde evacuações em fevereiro.
As embaixadas dos EUA, Canadá e Croácia iniciaram seus trabalhos na Ucrânia
Representantes dos EUA chegam à embaixada em Kiev pela primeira vez desde evacuações em fevereiro. As embaixadas dos EUA, Canadá e Croácia iniciaram seus trabalhos na Ucrânia.https://t.co/JBzYo9QzvH pic.twitter.com/gu9pMfEQXO
— Hernane Amaral – Jornalista (@HernaneAmaralS1) May 10, 2022
8 de maio, a Embaixada do Canadá retomou o trabalho em Kiev. O primeiro-ministro Justin Trudeau participou do hasteamento da bandeira canadense perto do prédio da embaixada.
No mesmo dia, os Estados Unidos devolveram sua embaixada à capital ucraniana após uma evacuação de quase três meses para a Polônia.
Também, durante a visita, o primeiro-ministro croata Andriy Plenković anunciou a retomada da missão diplomática na capital.
A Ucrânia prosperará, a Moscóvia cairá
A vitória está atrás de nós.
As principais teses do discurso de Putin no desfile em Moscou:
▪ A Rússia deu uma rejeição preventiva à agressão, foi uma decisão forçada, oportuna e apenas certa.
▪ Todo mundo dizia que um confronto com os nazistas, era inevitável. A Rússia está lutando em sua própria terra, as milícias Donbass, junto com o exército russo, estão lutando em sua própria terra.
▪ A Rússia sempre defendeu a criação de um sistema de segurança igual e indivisível.
▪ dirigindo-se aos militares: você está lutando por nosso povo no Donbass, pela segurança de nossa pátria.
Novas duras sanções dos EUA contra a Rússia a caminho – Kuleba falou sobre os resultados da conversa com Blinken
Hoje, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, conversou por telefone com o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken. Durante a conversa, as autoridades discutiram maneiras de desbloquear as exportações de alimentos ucranianos e garantir a segurança alimentar global.
“No Dia da Lembrança e Reconciliação, o Dia da Vitória na Europa, coordenamos passos para aproximar a vitória da Ucrânia”, tuitou Kuleba.
Boris Johnson honrou a memória dos mortos na Segunda Guerra Mundial.
“Lembrando aqueles que sacrificaram suas vidas na Segunda Guerra Mundial, também pensamos naqueles que morreram e sofreram durante a invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia. O respeito por aqueles que lutaram fortalece nossa determinação de apoiar os ucranianos hoje”, disse Boris.
A Finlândia cortou as importações de petróleo russo em 70% em março, substituindo-o por um produto norueguês, Andriy Ermak.
A Ucrânia participará da reunião dos Chefes de Estado-Maior da OTAN em 19 de maio, disse a Aliança em um comunicado de imprensa
Uma das quatro sessões discutirá a guerra em grande escala da Rússia contra a Ucrânia.
Na União Europeia, a maioria dos cidadãos aprova a adesão da Ucrânia – BBC com referência à sondagem Eurobarómetro
De acordo com os dados, 66% dos cidadãos pensam assim.
A Estônia reconstruirá a região de Zhytomyr junto com a Ucrânia, – Ministra das Relações Exteriores Eva-Maria Liimetz
Quanto à assistência à reconstrução, gostaríamos de nos concentrar na região de Zhytomyr. Temos laços estreitos com ela e gostaríamos de ajudar esta região, disse.
Ministro da Defesa da Grã-Bretanha: generais russos temem a “limpeza” de Putin
De acordo com Ben Wallace, os principais oficiais da Rússia se tornaram bodes expiatórios por causa da invasão fracassada de Putin e agora estão culpando uns aos outros.
Ele também enfatizou que a guerra na Ucrânia pode rapidamente se transformar em uma derrota para as forças russas.
A Ucrânia eliminou até 11 generais russos, – o ex-diretor da CIA
Pelo menos 10 ou 11 generais russos foram mortos até agora. Este é um número impressionante, especialmente porque todo o exército dos EUA perdeu um general em décadas de combates no Iraque e no Afeganistão, disse o general David Petraeus.
Segundo ele, este é um golpe poderoso no sistema de gestão das forças russas.
O novo governo montenegrino promete aderir a todas as sanções da UE contra a Rússia – Embaixada da Ucrânia em Montenegro
Esta declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores Ranko Kryvokapych durante uma visita à embaixada ucraniana.
Uma nova arma de longo alcance das Forças Armadas da Ucrânia já está sendo usada na região de Izyum – Arestovych
Os militares ucranianos começaram a usar mísseis britânicos Brimstone na direção de Izyum.
O Chanceler Alemão Olaf Scholz disse numa entrevista que não esperamos um fim rápido para a guerra na Ucrânia.
O uso de tropas e equipamentos demonstrados pela Rússia não dá esperança de que tudo isso acabe logo. É por isso que é tão importante que todos trabalhem juntos para insistir que a Rússia retire suas tropas agora. E que uma “solução seja alcançada entre a Ucrânia e a Rússia por meio de negociações”, disse Scholz.
O Pentágono não vê sinais de que a Bielorrússia planeja participar diretamente da guerra na Ucrânia – o porta-voz do Pentágono John Kirby
Em entrevista à Associated Press, o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, disse que estava fazendo “tudo para acabar com a guerra na Ucrânia” e disse que “a operação especial da Rússia” havia se arrastado.
66% dos europeus apoiam a adesão da Ucrânia à UE, de acordo com uma pesquisa Flash Eurobarometer realizada em abril em todos os países da UE.
A maioria “para”:
Portugal – 87%
Estônia – 83%
Lituânia – 82%
Polônia – 81%
Os militares ucranianos poderão treinar soldados britânicos após o fim da guerra com a Rússia – o chefe do Ministério da Defesa britânico, Ben Wallace.
Segundo ele, as lições aprendidas com a “caça” de tanques e aeronaves da Federação Russa com armas ocidentais serão úteis para os britânicos, segundo o The Telegraph.
Quase 500 civis foram retirados – Andriy Yermak confirmou a evacuação bem-sucedida de pessoas de Mariupol e Azovstal.
A Alemanha fornecerá à Ucrânia 7 obuses autopropulsados, – confirmou a chefe do Ministério da Defesa, Christine Lambrecht, escreve a Reuters.
O treinamento de militares ucranianos na posse de armas de artilharia pode começar nesta semana na Alemanha.
Veja também
ONU homenageia as vítimas da Segunda Guerra Mundial
Embaixador russo é coberto de vermelho por ativistas ucranianos
G7 vai “proibir ou eliminar gradualmente importações de petróleo russo”