11 C
New York
sexta-feira, setembro 17, 2021
InícioCOVID-19Primeiros casos da variante delta do coronavírus é confirmado em Montes Claros

Primeiros casos da variante delta do coronavírus é confirmado em Montes Claros

 

Diante das  informações da secretária de Saúde, Dulce Pimenta, homem, de 30 anos, teve a infecção por Covid-19 confirmada em 20 de julho, familiares dele também testaram positivo.
A variante delta desafia controle da pandemia no mundo.

A Secretaria de Saúde de Montes Claros (MG) confirmou o primeiro caso da variante delta do coronavírus. A informação veio por meio de uma amostra analisada aleatoriamente pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Segundo a secretária de Saúde, Dulce Pimenta, homem, de 30 anos, teve a infecção por Covid-19 confirmada em 20 de julho, familiares dele também testaram positivo.

“A situação é de alerta, a variante delta já tinha sido identificada em três municípios mineiros, Montes Claros é o quarto município e o primeiro município do Norte de Minas. A principal característica da delta é a alta transmissibilidade, o contágio dela é muito maior do que nas outras variantes”, fala.

Variante delta do coronavírus: veja perguntas e respostas sobre transmissão, mutações, letalidade e vacinas.

Ainda conforme Dulce Pimenta, a Secretaria de Saúde fez a investigação do caso identificado em Montes Claros para verificar como ao paciente foi infectado.

“Esse paciente não viajou para fora e nenhum dos seus familiares teve viagem próxima ao aparecimento do quadro sintomático, significa que eles pegaram de outra pessoa que, provavelmente, não foi identificada ainda”

Essa situação preocupa a secretária, já que nos outros casos em MG foi possível identificar que os infectados pela delta tiveram contato com pessoas que estiveram em locais nos quais já havia a transmissão comunitária da variante, diferente do que foi confirmado em Montes Claros.

“A chance de termos essa variante circulando no nosso município é maior do que os outros municípios”, completa.

Logo após a confirmação da Funed, as autoridades de saúde do município se reuniram para elaborar um plano de contingência.

Inclui a capacitação da rede de assistência com orientações sobre os sintomas da delta e também reforço nas orientações sobre o uso dos equipamentos de proteção individual no atendimento
nosso município a gente pode evitar a terceira onda.

Edição:Zoh Andrade

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit