Sábado (05/03)
Relatório emitido pelo Pentágono na sexta-feira (04/05) informou que as terrestres estão avançando rumo a outra usina nuclear na Ucrânia.
O relatório demonstra a acusação do ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, no Twitter de que Putin quer destruir o país atacando a infraestrutura na nação. Deixando sem água, sem luz e sem alimentação.
A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas Linda Thomas-Greenfield disse ao Conselho de Segurança da ONU que as tropas russas estavam se aproximando da usina nuclear da Ucrânia em Yuzhnoukrainsk, conforme a Fox News.
A Rússia muda para táticas feias que visam o máximo de danos civis: bombardeia áreas residenciais e infraestrutura crítica, ameaça instalações nucleares. As sanções devem aumentar. Banir o Sberbank do SWIFT. Embargo do petróleo. Fechar portos para navios russos.
O relatório foi entregue ao Presidente Biden um dia depois que as forças russas atacaram a maior instalação nuclear da Europa, na Ucrânia, observou a agência de notícias Fox News
Thomas-Greenfield durante a sessão de emergência de sexta-feira alertou que a usina nuclear em Yuzhnoukrainsk estava em “perigo iminente”.
“As forças russas estão agora a 32 quilômetros, e se aproximando, da segunda maior instalação nuclear da Ucrânia”, disse ela. “Então esse perigo iminente continua.”
No início da sessão, Thomas-Greenfield sinalizou que o foco da Rússia em usinas nucleares pode representar um problema para a Ucrânia.
“As instalações nucleares não podem fazer parte deste conflito”, disse Thomas-Greenfield, informou a Fox News. “Eletricidade confiável é vital para a instalação nuclear, assim como geradores a diesel e combustível de backup. Corredores de trânsito seguros devem ser mantidos. com a capacidade da Ucrânia de manter a segurança de suas 37 instalações nucleares e suas populações vizinhas.”
Thomas-Greenfield condenou os ataques anteriores a instalações nucleares como “imprudentes e perigosos”.
Fonte informou que os combatentes ucranianos já estão usando mísseis antitanque Javelin, lançadores de foguetes, armas e munições americanos.
Os Estados Unidos e aliados europeus intensificaram seus esforços para dar aos ucranianos militar uma vantagem na luta contra um inimigo estrangeiro que o supera em muito.
Essas armas rapidamente chegaram às mãos de soldados ucranianos, que as estão usando para combater o avanço da força russa.
Sãoque enfraquecem o inimigo porque impede um avanço rápido das forças terrestres sem a proteção dos caças-bombardeiros.
As forças aéreas da Rússia tem outra função, impedir a entrega das armas aos militares da Ucrânia.
Esta é uma verdadeira Guerra Popular pela Ucrânia. Putin não tem chance de ganhar. Nesta foto, civis bloqueiam invasores russos em Energodar ontem. Uma das centenas de tais fotos e vídeos. Precisamos de parceiros para ajudar a Ucrânia a se defender.
This is a true People’s War for Ukraine. Putin has no chance of winning it. On this photo civilians block Russian invaders in Energodar yesterday. One of hundreds of such photos and videos. We need partners to help Ukraine defend itself. Especially in the air. Close the sky now! pic.twitter.com/Wv2uLMWrD4
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 3, 2022
O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, se encontrou com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na fronteira da Ucrânia com a Polônia, para conversar sobre os próximos passos sobre os próximos passos no enfrentamento da Rússia.
Conforme informou Dmytro Kuleba, discutiram o envio de armas para a Ucrânia e mecanismos para aumentar a pressão sobre Moscou.
A Ucrânia ‘vai vencer esta guerra’, diz o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, em encontro com Antony Blinken na fronteira polonesa
Encontrei-me com meu colega e amigo dos EUA @SecBlinken na fronteira ucraniana-polonesa. Mantivemos conversas sobre mais entregas de armas necessárias para a Ucrânia, formas de garantir a eficiência das sanções e aumentar a pressão. Putin deve parar sua guerra sem sentido e bárbara na Ucrânia.
Call with UN Secretary General @antonioguterres. We agree that Russia must immediately cease fire & allow humanitarian corridors to evacuate civilians. I urged @UN to step up humanitarian aid for Ukraine. Discussed implementation of UNGA res ‘Russian aggression against Ukraine’.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 5, 2022
Conforme informou o The Statesman Notice, a Rússia não esquecerá o desejo da Grã-Bretanha de cooperar com as forças ultranacionalistas na Ucrânia e o fornecimento de armas britânicas ao regime de Kiev, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia neste sábado.
“Não vamos esquecer a cooperação dos britânicos com o regime de Kiev e as forças ultranacionalistas na Ucrânia, o fornecimento contínuo de armas britânicas nos dias de hoje, que estão sendo usadas contra a população civil de Donbass e os militares russos”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.