11 C
New York
quarta-feira, outubro 27, 2021
InícioCOVID-19Risco de coagulação sanguínea rara maior para COVID-19 do que para vacinas

Risco de coagulação sanguínea rara maior para COVID-19 do que para vacinas

O risco de TVC, acrescentando à lista de problemas de coagulação do sangue que esta infecção causa.

COVID-19 leva a um risco várias vezes maior de coágulos sanguíneos de trombose venosa cerebral (CVT) do que as vacinas COVID-19 atuais.

Pesquisadores da Universidade de Oxford relataram hoje que o risco da rara coagulação do sangue conhecida como trombose venosa cerebral (TVC) após a infecção por COVID-19 é cerca de 100 vezes maior do que o normal, várias vezes maior do que após a vacinação ou após a gripe .

Os autores do estudo, liderados pelo Professor Paul Harrison e Dr. Maxime Taquet do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford e do NIHR Oxford Health Biomedical Research Center, contaram o número de casos de TVC diagnosticados nas duas semanas após o diagnóstico de COVID-19, ou após o primeiro dose de uma vacina. Em seguida, compararam-nas com as incidências calculadas de TVC após a gripe e o nível de fundo na população em geral.

Eles relatam que a TVC é mais comum após COVID-19 do que em qualquer um dos grupos de comparação, com 30% desses casos ocorrendo na faixa dos 30 anos. Em comparação com as vacinas COVID-19 atuais, esse risco é entre 8-10 vezes maior e, em comparação com a linha de base, aproximadamente 100 vezes maior.

A comparação de repartição para casos notificados de CVT em pacientes COVID-19 em comparação com casos de CVT naqueles que receberam uma vacina COVID-19 é:

  • Neste estudo com mais de 500.000 pacientes COVID-19, TVC ocorreu em 39 em um milhão de pacientes.
  • Em mais de 480.000 pessoas que receberam uma vacina de mRNA COVID-19 (Pfizer ou Moderna), CVT ocorreu em 4 em um milhão.
  • Foi relatado que a CVT ocorre em cerca de 5 em um milhão de pessoas após a primeira dose da vacina AZ-Oxford COVID-19.
  • Em comparação com as vacinas de mRNA, o risco de um CVT de COVID-19 é cerca de 10 vezes maior.
  • Em comparação com a vacina AZ-Oxford, o risco de CVT de COVID-19 é cerca de 8 vezes maior.

No entanto, todas as comparações devem ser interpretadas com cautela, uma vez que os dados ainda estão sendo acumulados.

Paul Harrison, Professor de Psiquiatria e Chefe do Grupo de Neurobiologia Translacional da Universidade de Oxford, disse: ‘Existem preocupações sobre possíveis associações entre vacinas e CVT, fazendo com que governos e reguladores restrinjam o uso de certas vacinas. No entanto, uma questão chave permanece desconhecida: ‘Qual é o risco de TVC após um diagnóstico de COVID-19?’.

“Chegamos a duas conclusões importantes. Em primeiro lugar, o COVID-19 aumenta significativamente o risco de TVC, acrescentando à lista de problemas de coagulação do sangue que esta infecção causa. Em segundo lugar, o risco de COVID-19 é maior do que vemos com as vacinas atuais, mesmo para aqueles com menos de 30 anos; algo que deve ser levado em consideração ao considerar o equilíbrio entre riscos e benefícios da vacinação. ‘

O Dr. Maxime Taquet, também do Translational Neurobiology Group, disse: ‘É importante observar que esses dados devem ser interpretados com cautela, especialmente porque os dados sobre a vacina Oxford-AstraZeneca vêm do monitoramento EMA, enquanto os outros dados usam o sistema eletrônico de saúde TriNetX rede de registros. No entanto, os sinais de que o COVID-19 está ligado à TVC, bem como à trombose da veia porta – um distúrbio de coagulação do fígado – são claros, e devemos tomar nota disso. ‘

Um fator importante que requer mais pesquisas é se o COVID-19 e as vacinas levam à TVC pelo mesmo mecanismo ou por mecanismos diferentes. Também pode haver subnotificação ou codificação incorreta de CVT nos registros médicos e, portanto, incerteza quanto à precisão dos resultados.

Os dados completos estão disponíveis no site da OSF .

Estudos demonstram dados de pacientes internados em hospitais após 1 ano.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit