Rússia e Ucrânia: 104 dias de uma guerra de 8 anos

Continuam a progressão das tropas russas e a resistência dos ucranianos na região do Donbass.

0
91

Jornalista Hernane Amaral,

Portal GmundoNews

Me acompanhe no Facebook

Me acompanhe no Instagram

Youtube

Russos atacam Severodonetsk, muitas destruições na comunidade Mountain – o chefe do Luhansk OVA Sergey Gaidai

Mais de 25 casas foram destruídas: 16 – em Zolotoye, 3 – em Gorsky, 6 – em Vrubovka.

É difícil contar quantos existem em Severodonetsk, porque as lutas de rua estão ocorrendo lá. As Forças Armadas mantêm a defesa.

Infraestrutura civil nos distritos de Metelkino, Borivskyi, Ustynivka, Toshkivka também foi afetada.

Zolote, Orikhove, Hirske, Vrubivka foram alvejados com morteiros, barris e artilharia a jato.

As forças russas realizaram operações de assalto nos distritos de Belogorovka e Mykolayivka.

Os russos sofreram perdas significativas em mão de obra e equipamentos.

Os ocupantes podem bombardear o estúdio de cinema de Odessa

Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse que “nacionalistas ucranianos” supostamente implantaram sistemas de defesa aérea lá.

A julgar pela retórica das “autoridades” russas, eles agora consideram o estúdio de cinema uma “instalação militar” e um alvo provável para um ataque com mísseis.

Outra falsificação russa sobre o estúdio de cinema de Odessa foram refutadas pelo porta-voz do Odessa OVA Sergey Bratchuk

Ele comentou a declaração de Zakharova sobre “nacionalistas ucranianos” e confirmou a disponibilidade de equipamentos militares no estúdio de cinema de Odessa.

No entanto, este é um carro que foi usado para fazer filmes sobre a Segunda Guerra Mundial.

Comissão Europeia oferece assistência macrofinanceira adicional de até € 9 bilhões para a Ucrânia, – Ursula von der Leyen.

Ursula von der Leyen fala sobre o Plano REPowerEU

“Continuaremos perto da Ucrânia durante esta guerra e quando ela começar a se reconstruir”, disse o presidente da Comissão Europeia.

9 bilhões de euros em assistência macrofinanceira – Volodymyr Zelensky agradeceu a Ursula von der Leyen por um novo pacote de ajuda para a Ucrânia.

São necessários mais 25.000 caças para um contra-ataque completo

As Forças Armadas da Ucrânia precisam formar seis novas brigadas para a libertação completa dos territórios ocupados temporariamente pela Rússia no sul e leste da Ucrânia.

Disse o Secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional em entrevista ao Financial Times

A retirada das Forças Armadas em algumas áreas do Donbas e a perda temporária de territórios ucranianos não é uma tragédia.

Isso foi afirmado em entrevista ao Financial Times pelo secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, Alexei Danilov.

“A perda temporária de territórios não é uma tragédia. A tragédia será a perda do país”, disse o funcionário.

Ele observou que as forças ucranianas podem recuar ainda mais de Severodonetsk e outras cidades da região para se reagrupar.

Além disso, Danilov acrescentou que a Rússia tem uma vantagem significativa na artilharia em Severodonetsk e Lysychansk.

“Infelizmente, não podemos responder adequadamente ao mesmo agora, já que estamos com extrema necessidade de armas hoje”, disse ele.

“Slavyansk pode ser sitiada em uma semana”, disse Дник, Conselheiro do Presidente da OPU Oleksiy Arestovych.

O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional também disse estar confiante de que as armas ocidentais necessárias para um contra-ataque chegarão à Ucrânia. Ele está convencido de que o estado consegue recuperar seus territórios.

A situação em Severodonetsk piorou

O número de bombardeios em Severodonetsk e Lysychansk aumentou dez vezes. Os russos equiparam as cidades.

Metade da cidade foi recapturada durante a contraofensiva, agora ocupamos posições na zona industrial;

Na região de Luhansk existem muitas cidades com uma situação comparável a Mariupol: Felicidade, Popasna, Rubizhne.

Os ocupantes vieram com equipamentos de defesa aérea até o Pe. Snake – inteligência britânica.

“Russos e Ucranianos travam um duelo de artilharia em Severodonetsk. Nota-se que brigas de rua ferozes estão ocorrendo na cidade”, Prefeito Alexander Stryuk.

As Forças Armadas Ucranianas pararam a ofensiva e repeliram as forças russas na direção eslava

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia Oleksandr Motuzyanyk.

“O exército russo estava avançando nas direções do Grande Kamyshevakha, Vernopil, Dibrivny, Dolyna e Bogorodichny. No total, as Forças Armadas repeliram com sucesso 7 ataques russos, destruíram quatro tanques, três sistemas de artilharia, oito veículos blindados de combate e três veículos”, disse.

Donbas

As Forças Armadas da Ucrânia eliminaram um dos melhores atiradores siberianos Serhiy Tsarkov e destruíram o posto de comando da brigada da Frota do Mar Negro

A secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Trass, apoiou a ideia de criar um tribunal sobre Putin e todos os criminosos de guerra russos.

Ela disse isso em resposta à minha pergunta no British Radio Times. O PACE adotou recentemente uma resolução pedindo um tribunal internacional para Putin e todos os criminosos de guerra russos. Ele perguntou se a Grã-Bretanha apoiava o tribunal sobre Putin e se participaria dele. Liz Trass disse que a Grã-Bretanha apoia a ideia do tribunal e está procurando a maneira mais eficaz de punir todos os russos envolvidos em crimes de guerra.

Além disso, mais algumas palavras de Liz Trass.

Comissão Europeia aprova plano de reconstrução da Ucrânia – disse o primeiro-ministro Denis Shmygal

Precisamos de um novo Plano Marshall para reconstruir a Ucrânia. Esse plano foi discutido em uma reunião do G7.

O processo de preparação de como exatamente os ativos congelados russos podem ser usados ​​na reconstrução da Ucrânia está em andamento.

A Ucrânia está na vanguarda, mas a Ucrânia está lutando pela democracia, liberdade e segurança de todo o continente europeu.

Faremos de tudo para que a Rússia pague pelo que fez na Ucrânia.

Sérvia ajudará Ucrânia a reconstruir cidades destruídas pela Rússia

Isto foi afirmado pelo presidente Alexander Vuchich durante uma reunião com o novo embaixador da Ucrânia Volodymyr Tolkach.

Como resultado, 3 oficiais de comando foram mortos e 14 feridos.

São os sistemas SA-15 (“Thor”) e SA-22 (Armor-C1).

* Sistemas táticos de mísseis antiaéreos projetados para resolver problemas de defesa aérea e antimísseis.

Quando o Ocidente atinge a linha “vermelha” de sanções e desconfiança de Johnson

O que os líderes ocidentais falaram em 6 de junho – brevemente sobre o principal:

Existe uma ameaça de extinção completa do Mar de Azov – de acordo com o Conselho Municipal de Mariupol.

💬 O bombardeio Azovstal pode danificar uma instalação técnica que retém dezenas de milhares de toneladas de solução concentrada de sulfeto de hidrogênio.

O vazamento deste fluido matará completamente a flora e a fauna do Mar de Azov. Então, substâncias perigosas podem entrar nos mares Negro e Mediterrâneo. De acordo com o prefeito de Mariupol, Vadym Boychenko, é necessária a admissão imediata na instalação por especialistas internacionais e pela ONU para estudar a situação e evitar uma catástrofe ambiental de classe mundial “, disse o comunicado.

🇵🇹O primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson: Está claro que o povo ucraniano não vai sucumbir à crueldade russa. Estamos firmes em nossa missão de garantir a proteção e o apoio de longo prazo da Ucrânia.

🇪🇪O primeiro-ministro da Estônia Kaya Kallas: No início, as sanções criaram dificuldades apenas para a Rússia, mas agora chegamos ao ponto em que as sanções também são dolorosas para nossos países. E agora a questão é quanta dor estamos dispostos a suportar. A resposta é diferente para cada país. É muito difícil manter a unidade. Isso está ficando cada vez mais difícil por causa da alta inflação e dos preços da energia.

🇮🇪O Primeiro Ministro da Irlanda Michal Martin: Vivemos um momento histórico, toda a Europa e as democracias dizem: há regimes autoritários suficientes. A democracia não pode retroceder para sempre, e a maneira mais eficaz para as democracias fortalecerem e manterem sua linha é estarem juntas e trabalharem juntas. Acredito que, em geral, precisamos acelerar o processo de adesão da Ucrânia.

🇵🇹Ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido Liz Trass: O Primeiro-Ministro tem o meu 100% de apoio na votação de hoje, e exorto os meus colegas a apoiá-lo. Ele mostrou resultados durante a recuperação do país da pandemia de coronavírus e apoiou a Ucrânia diante da agressão russa. Ele se desculpou pelos erros.

Putin ameaça aumentar os bombardeios novamente, e as Forças Armadas ucranianas contra-atacam em Severodonetsk

 

A Ucrânia deve aderir à UE o mais rápido possível – diz o primeiro-ministro irlandês Michal Martin

O chefe do governo irlandês disse que “entende perfeitamente” que o futuro da Ucrânia está na União Europeia e que os líderes da UE devem dar à Ucrânia o status de candidata em junho.

O que a mídia ocidental escreve sobre a guerra na Ucrânia👇

The Washington Post: escreve que Putin está ameaçando aumentar seu bombardeio se os países ocidentais enviarem mísseis de longo alcance para a Ucrânia. No entanto, ele afirmou que tais armas não parecem “mudar nada” e não terão efeito.

The Wall Street Journal: escreve que as tropas ucranianas conseguiram recapturar parte da cidade de Severodonetsk em um contra-ataque enquanto tentam conter uma ofensiva das tropas russas no leste da Ucrânia enquanto Kyiv espera por novos sistemas de mísseis de longo alcance dos Estados Unidos. Os líderes ucranianos esperam que o influxo de armas mais pesadas do Ocidente lhes permita virar a maré contra as forças russas mais bem armadas no leste de Donbass.

Bloomberg: informou que o Reino Unido planeja enviar sistemas de mísseis para a Ucrânia, o que permitirá atacar locais a uma distância de até 80 quilômetros (50 milhas). Na semana passada, os Estados Unidos disseram que enviariam sistemas semelhantes, e Washington rejeitou as ameaças da Rússia de que a medida escalaria a guerra.

🇵🇹 The Financial Times publicou um artigo sobre o papel das empresas ucranianas no combate à agressão russa. “A principal tarefa para nós agora é ajudar os ucranianos a sobreviver e a Ucrânia a vencer”, disse o jornal, citando o empresário Rinat Akhmetov. Segundo o Financial Times, desde o início da guerra, Akhmetov doou cerca de 100 milhões de euros às Forças Armadas e programas humanitários.

Reuters: escreve que a Espanha deve fornecer à Ucrânia mísseis antiaéreos e tanques de batalha Leopard para aumentar seu apoio militar ao país, disseram fontes do governo. A Espanha também fornecerá o treinamento necessário aos militares ucranianos sobre o uso de tanques. Isso acontecerá na Letônia, onde o exército espanhol enviou 500 soldados como parte da operação de Presença Avançada Reforçada da OTAN.

A Embaixadora dos EUA na Ucrânia Bridget Brink: A Ucrânia inspirou o mundo com sua coragem e engenhosidade. Aumentaremos o nível sem precedentes de assistência dos EUA e faremos todo o possível para fortalecer a Ucrânia no campo de batalha.

❗️Um novo pacote de ajuda militar britânica foi confirmado por Boris Johnson em conversa telefônica com Volodymyr Zelensky

“Levantaram a questão de intensificar o trabalho de garantias de segurança. Junto com o Reino Unido. Estamos procurando maneiras de evitar a crise alimentar e desbloquear os portos”, disse o presidente.

A guerra na Ucrânia completou 104 dias atrás, às 4 da manhã, os guardas de fronteira foram os primeiros a lutar contra os ocupantes russos.  E hoje os defensores ucranianos continuam a combater ferozmente as forças russas.

Combatentes da Legião Internacional Ucraniana foram enviados para Severodonestk, Luhansk.

Batalha com lutadores Komyshevakhi

Artilharia a jato da 81ª brigada
da Força Ucraniana destruiu potente
equipamento russo.

Forças ucranianas recuperam 20% do território perdido em Sievierodonetsk, diz Ucrânia

As forças ucranianas recuperaram cerca de 20% do território que perderam em Sievierodonetsk desde a invasão da Rússia, segundo autoridades ucranianas.

Em Moscou, o porta-voz oficial do Kremlin, Dmitry Peskov, insistiu que “certos resultados foram alcançados” pela “operação militar” da Rússia, apontando para o que chamou de “libertação” de algumas áreas das “forças armadas pró-nazistas da Ucrânia”.

O “Vampiro” tcheco veio a Severodonetsk

Polônia confirma o envio de obuses autopropulsados (artilharia) AHS Krab (caranguejo/padrão OTAN) 155mm à Ucrâni2a.

No comunicado, o país disse que já treinou 100 soldados/instrutores ucranianos sobre como utilizar o equipamento*

Primeira confirmação visual dos obuses autopropulsados M109A3GN 155mm enviados pela Noruega já em utilização por militares ucranianos.

“Se os ucranianos retirarem todas as minas navais que colocaram ao largo da margem do Mar Negro e em frente à Odessa, prometemos deixar alguns navios ucranianos chegarem ao Mediterrâneo”, Ministro Lavrov da Rússia.

Sim, ele pediu para Ucrânia retirar as minas que impedem desembarques anfíbios russos.

As minas antitanque representam a principal causa de destruição de blindados russos na Ucrânia. Neste vídeo vemos um BMD-2 de uma unidade paraquedista russa sendo destruído por uma mina ucraniana em Popasna. Um BMD-2 tem uma tripulação de 2 membros e transporta + 6 militares.

Quando os portos ucranianos são desminados, Zelensky respondeu

Segundo o presidente, as armas que poderemos implantar na região são uma garantia para os portos de desminagem para começar a exportar grãos ucranianos por navios.

Estamos trabalhando nisso e obteremos sistemas antinavio. Isso não é uma ameaça. Estas serão as melhores garantias, – disse Volodymyr Zelensky.

Respondeu o presidente da Ucrânia durante encontro com jornalistas

A Grécia anuncia o envio de 122 blindados de transporte BMP-1 (antigo) + todo o estoque nacional de munição 73mm, 2.100 foguetes 122mm, 20.000 fuzis Kalashnikov AK-47, 3,2 milhões de munições 7.62, 60 mísseis terra-ar MANPADS Stinger, 17.000 munições de artilharia 155mm e 1.100 projéteis para RPG-18 (arma antitanque) para a Ucrânia.

Forças ucranianas no leste, usando munições lançadas por drones, conseguiram destruir um BTR-82A APC russo escondido ao lado de edifícios.

Ministério da Defesa da Eslováquia confirma o envio de obuses autopropulsados (artilharia) Zuzana-2 (chassi TATRA 8×8 / padrão OTAN) 155mm à Ucrânia (alcance máximo de tiro: ~41 km).

Batalha em primeira pessoa dos militares ucranianos durante uma operação contraofensiva na região de Kharkov.

Artilharia a jato da 81ª brigada do DShV destrói os ocupantes russos na região ucraniana de Donetsk (vídeo)

Soldados da unidade de artilharia a jato da 81ª brigada aeromóvel separada do DShV das Forças Armadas da Ucrânia continuam infligindo perdas diárias aos ocupantes russos e destruindo seus equipamentos.

Unidades do Exército Ucraniano em veículos de combate de apoio tático Wolfhound transferidos da Grã-Bretanha.

Caesar 155mm SPH fornecido pela França em uso ucraniano.

Os defensores da Ucrânia compartilharam suas conquistas a partir de apenas um ponto de confronto direto com o inimigo.  O resultado é um monte de equipamentos queimados na Rússia.

Unidades do Batalhão Sich dos Cárpatos

Veja nos vídeos

O sexto pacote de sanções contra a Rússia acordado pela UE.

Segundo o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, as sanções afetarão imediatamente 75% das exportações de petróleo russas.  E até o final do ano, esse número chegará a 90%.

O pacote de sanções também inclui:

Desconexão do maior banco da Federação Russa “Sberbank” do SWIFT.

▪ Proibição de mais 3 emissoras estatais russas.

▪ novas sanções contra pessoas responsáveis ​​por crimes de guerra na Ucrânia.

⚡️O que prevê o sexto pacote de sanções da UE?

▪️ Recusa dos países da UE em importar petróleo russo por 6 meses e importar derivados de petróleo por 8 meses.

▪️ Desconexão do SWIFT do Sberbank, Rosselkhozbank, Banco de Crédito de Moscou e Banco de Desenvolvimento e Reconstrução da Bielorrússia.

▪️ Proibição de canais de TV russos “Russia RTR” / “Planeta RTR”, “Russia-24” e “TV Center – International”.

A UE também está impondo sanções adicionais contra:

▪️Pessoas físicas e jurídicas responsáveis ​​pelas atrocidades das tropas russas em Bucha e Mariupol.

▪️ Apoiadores da guerra, empresários e familiares de oligarcas e funcionários do Kremlin.

▪️ Empresas do complexo de defesa.

As forças russas ainda não cercaram completamente Severodonetsk, – Instituto para o Estudo da Guerra.

▪ As forças da Federação Russa querem retomar o ataque a Slovyansk na região de Donetsk e Barvenkovo ​​​​na região de Kharkov.

▪ O inimigo está tentando impedir que a contra-ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia chegue à fronteira entre Kharkov e Belgorod russa.

Presidente Volodymyr Zelensky:

Milhões de nosso povo estão lutando pelo direito à vida e à liberdade para nosso povo.  Neste momento, e é o nosso país que está em uma situação em que podemos escolher o futuro como escolhermos.  Esta não é apenas uma adaptação às condições criadas para a Ucrânia por outras gerações ou mesmo outros estados.  Como é para outros países e como era para o nosso estado antes da guerra.  Podemos conscientemente remodelar nossas vidas.

“As perdas diárias de combate da Ucrânia são de cerca de 60 a 100 soldados mortos e cerca de 500 feridos”, disse Volodymyr Zelenskyy em entrevista.

Defensores com presentes dos amigos lituanos

EDM4S “Sky Wiper” permite silenciar drones comerciais e militares.

M777 na conexão

Em 3 dias os lituanos fizeram uma vaquinha e levantaram € 6 milhões. O governo lituano pegou no dinheiro, foi à Turquia e comprou um sistema completo do Bayraktar TB2 que será entregue à Ucrânia. A Lituânia divulgou hj a foto do drone recém comprado. Nota: Reparem no tamanho da linha de montagem. Depois de Nagorno-Karabakh e daquilo que se vê na Ucrânia, mercado é o que njão falta para o Bayraktar.

 

Bayraktar TB2

5,2 milhões de crianças precisam de assistência humanitária devido ao ataque da Rússia à Ucrânia

Todos os dias, duas crianças morrem e quatro ficam feridas na Ucrânia, principalmente como resultado de ataques russos usando explosivos em áreas povoadas. A infraestrutura civil da qual as crianças dependem continua a ser danificada ou destruída.

Quase 104 dias de guerra da Rússia contra a Ucrânia teve consequências para as crianças em uma escala e em um ritmo nunca vistos desde a Segunda Guerra Mundial. 3 milhões de crianças na Ucrânia e mais de 2,2 milhões de crianças em países que recebem refugiados precisam agora de assistência humanitária. Quase duas das três crianças foram deslocadas pelos combates.

▪️Há 103 dias, a Rússia lançou uma guerra em grande escala contra a Ucrânia. Durante este tempo, as tropas russas capturaram Kherson e Mariupol, ocuparam parte de Kyiv, Chernihiv e Sumy, que a Ucrânia conseguiu libertar. Agora a luta mais pesada continua no Donbass.

▪️Em Mariupol há enormes filas para água potável. É quase impróprio para consumo sem ferver – aconselhou o prefeito de Mariupol Petro Andrushchenko.

▪️ O Serviço de Estado para Comunicações Especiais e Proteção de Informações anunciou um novo ataque cibernético a organizações estatais na Ucrânia, em que hackers especulam sobre o pagamento de salários.

▪️ Os Estados Unidos adicionaram 71 empresas russas e bielorrussas à sua lista comercial “negra”. Entre eles estão várias fábricas de aeronaves, construção naval e institutos de pesquisa.

▪️ A China rejeitou o pedido de assistência financeira do Kremlin. A razão são as sanções ocidentais

▪️ O Instituto Americano para o Estudo da Guerra informaram que, como resultado de uma contra-ofensiva na região de Kherson, as Forças Armadas Ucranianas repeliram tropas russas na margem leste dos Ingulets e podem disparar em uma rota de abastecimento de tropas russas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui