sexta-feira, maio 20, 2022
InícioEconomiaSanções aplicadas na Rússia afeta o Brasil?

Sanções aplicadas na Rússia afeta o Brasil?

Este impacto afeta diretamente a retomada do crescimento econômico, prejudicado devido a Pandemia, sem contar o impacto humanitário.

A Fazcomex produziu uma informação interessante para conhecermos as consequências que a guerra Rússia x Ucrânia atinge o Brasil.

A Ucrânia é considerada o “celeiro da Europa” devido à fertilidade de suas terras. O país é o terceiro maior exportador de grãos do mundo, com uma safra muito acima da média. O país é uma das dez regiões mais atraentes para a compra de terras agrícolas no mundo.

No ano de 2021, o Brasil apontou um Superávit de US$ 15,4 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para a Ucrânia do que importados do país.

A Ucrânia produz quase todos os tipos de veículos de transporte e naves espaciais. Os aviões Antonov e KrAZ são exportados para muitos países. A maioria das exportações ucranianas é comercializada com a União Europeia e a Comunidade de Estados Independentes.

Vale ressaltar que a agricultura é a maior base econômica do país, sendo um dos mais importantes países do mundo neste setor. O país é o maior produtor do mundo de sementes de girassol, um dos 5 maiores produtores do mundo de milho, batata e ervilha e um dos 10 maiores produtores do mundo de trigo, soja e cevada.

Os principais produtos que o Brasil importou da Ucrânia foram

Produtos semi-acabados, lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço.

Polímeros de cloreto de vinila ou de outras olefinas halogenadas

Produtos laminados planos de ferro ou aço não ligado

Ferro-gusa, spiegel, ferro-esponja, grânulos e pó de ferro ou aço e ferro-ligas

Barras de ferro e aço

Medicamentos, incluindo veterinários

Equipamentos elétricos e não elétricos de uso doméstico

Demais produtos – Indústria de Transformação

Fios especiais, tecidos especiais e produtos relacionados

Tubos e perfis ocos e acessórios para tubos, de ferro ou aço

 

Produtos exportados para a Ucrânia

Amendoins

Açúcares e melaços

Minérios de alumínio

Máquinas não elétricas

Cafétorrado

Tabaco

Matérias brutas de animais

Café não torrado

Demais produtos – Indústria de Transformação

Com relação aos principais produtos exportados do Brasil para a Ucrânia, a Indústria de Transformação sai na frente, seguido da categoria de Agropecuária e Indústria Extrativa.

Quanto às exportações para a Ucrânia em 2022, até janeiro deste ano, o Brasil aponta um Superávit de US$ 17,3 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para a Ucrânia do que importados do país europeu.

Por outro lado, a guerra afeta o agronegócio brasileiro em alerta devido ao impacto que o conflito pode causar no mercado internacional.

Com as sanções existe uma preocupação porque a Rússia é o 6° país que mais exporta para o Brasil. A principal preocupação é que essas medidas inviabilizem a importação de fertilizantes e de trigo da Rússia pelo Brasil.

A Rússia é considerada peça-chave para a agricultura brasileira, já que é uma das maiores vendedoras de fertilizantes do mundo. Cerca de 20% do insumo utilizado no país por ano é importado dos russos.

Conforme pesquisa feita pela Agência Metrópoles, Além disso, 65% do adubo usado por aqui vêm da Rússia. Em seguida, está o carvão (21%).

O insumo abastece o mercado interno com óleo comestível e óleo para produção de biodiesel, além de ser utilizado na alimentação de suínos e aves.

As sanções sofridas pelo Governo Russo, devem impactar o mercado brasileiro, principalmente a exclusão do país do maior sistema bancário mundial, o Swift.

À medida que a batalha na Ucrânia se intensifica, a União Europeia oficializou a lista de bancos russos que serão expulsos do SWIFT, o sistema de alta segurança que permite transações financeiras e sustenta a economia global.

A lista final visa sete bancos considerados com ligações estreitas com o regime do presidente Vladimir Putin e vistos como cúmplices, direta ou indiretamente, no financiamento da guerra.

Notavelmente, a proibição exclui duas das maiores instituições do país, Sberbank e Gazprombank.

Os dois foram isentos porque lidam com a maior parte dos pagamentos relacionados às exportações de gás e petróleo, dos quais a UE depende fortemente para produzir energia. Cerca de 40% do gás consumido pelo bloco vem da Rússia.

As instituições expulsas são o VTB Bank, o Bank Otkritie, o Novikombank, o Promsvyazbank, o Rossiya Bank e o Sovcombank, bem como o VEB, o banco de desenvolvimento da Rússia.

A lista foi adotada por unanimidade pelos estados membros na quarta-feira e entrará em vigor em 10 dias para permitir que a SWIFT e as empresas da UE se adaptem às medidas.

Entretanto, o governo Bolsonaro teme que essa sanção possa inviabilizar a importação de fertilizantes da Rússia pelo Brasil, fundamental para a produção na próxima safra agrícola.

Os exportadores brasileiros podem enfrentar problemas para receber os produtos vendidos ao exterior.

Entretanto, 70% da Economia da Rússia vem da exportação de óleo e gás, segundo maior do mundo, perde somente para a Arábia Saudita.

Com o bloqueio de Mastercard, Visa e vai ser seguido pelo American Card na Rússia, não impede compras domésticas. O impacto do movimento dos gigantes de cartões dos EUA diluído após o sistema de pagamento local Mir esclarecer que a proibição afeta apenas transações estrangeiras.

A Agência Reuters informou neste domingo (06/05) que Vários bancos russos disseram neste domingo que em breve começarão a emitir cartões usando o sistema chinês da operadora de cartões UnionPay, juntamente com a própria rede russa Mir, depois que Visa e MasterCard disseram que estavam suspendendo as operações na Rússia.

Temos que ver a direção da economia devido a economia chinesa depender mais do ocidente.

Veja também

“As instalações nucleares não podem fazer parte deste conflito”, disse Thomas-Greenfield, informou a Fox News. “Eletricidade confiável é vital para a instalação nuclear, assim como geradores a diesel e combustível de backup. Corredores de trânsito seguros devem ser mantidos. com a capacidade da Ucrânia de manter a segurança de suas 37 instalações nucleares e suas populações vizinhas.”

Relatório indica que militares russos se aproxima da terceira usina nuclear 

Rússia e Ucrânia voltam a trocar acusações sobre fracasso em evacuação

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit