11 C
New York
sábado, junho 19, 2021
HomeBrasilSTF AO VIVO, Ministros julga legalidade das prisões após condenação em segunda...

STF AO VIVO, Ministros julga legalidade das prisões após condenação em segunda instância

A tendência da maioria dos ministros seria condicionar prisão à sentença transitada em julgado.

Os votos dos ministros só devem ser proferidos na próxima semana, nesta tarde, só o relator do caso, ministro Marco Aurélio, deve se pronunciar.

Dias Toffoli, presidente do STF, defendeu o trabalho da Corte e disse a decisão vai valer para todos os processos sobre o mesmo tema e não se refere a casos particulares.

Ministro Marco Aurélio (relator do processo) deu inicio ao julgamento com a leitura do relatório do julgamento do mérito de três ações que discutem a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância no plenário da Corte.

Os ministros começaram a julgar de forma definitiva três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs), relatadas pelo ministro Marco Aurélio e protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PCdoB e pelo antigo PEN, atual Patriota.

Os três advogados que representam o Patriota, se manifestarem no plenário tiveram durante 15 minutos.

Em 2018, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o Partido Nacional Ecológico (PEN) e PCdoB (Partido Comunista do Brasil), ajuizaram uma ação pedindo a declaração de constitucionalidade do artigo 283 do Código de Processo Penal e a proibição da execução antecipada da pena – objeto das ADCs (Ações Declaratórias de Constitucionalidade) 43, 44 e 54 – estabelece que “ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva”.

O STF vai retomar julgamento sobre prisão em segunda instância na próxima quarta-feira

https://www.youtube.com/watch?v=Hhm0fKmVVPc

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit