11 C
New York
quarta-feira, outubro 20, 2021
InícioSaúdeTaxa de ocupação de leitos em Uberaba: índice de 23 de setembro...

Taxa de ocupação de leitos em Uberaba: índice de 23 de setembro fica em 28% na rede pública e 34% na rede privada; cirurgias eletivas seguem liberadas

As cirurgias eletivas seguem liberadas em Uberaba pela quarta semana seguida. Isso porque a taxa de ocupação de leitos na cidade, medida entre 17 e 23 de setembro, ficou em 28% na rede pública e 34% na rede privada. Os procedimentos foram liberados pela primeira vez no dia 26 de agosto.

Este é o 11º índice apurado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS); a apuração começa na sexta-feira da semana anterior e é fechada toda quinta-feira da semana seguinte. O método é aplicado desde 15 de julho para balizar a retomada ou não desses procedimentos durante a pandemia da Covid-19.

No dia 27 de agosto, a Prefeitura aumentou de 60% para 70% a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 como critério principal para liberação das cirurgias eletivas, considerando a capacidade total desses leitos que o Município possui que, atualmente, são 103. Além disso, a ocupação de leitos nas redes pública e privada é observada separadamente. As mudanças foram publicadas no Porta-Voz de 27 de agosto.

No caso de liberação, o paciente agendado para cirurgia eletiva, conforme as regras, terá que fazer Teste Rápido de Antígeno para minimizar a possibilidade de que pessoas com Covid sejam submetidas a procedimentos cirúrgicos eletivos, e também assinar um termo de responsabilidade.

Taxa de ocupação de leitos em Uberaba
Índice é medido para retomada ou não das cirurgias eletivas na cidade
Taxa em %57575353414128284444393934343434Rede públicaRede privada27/08 a 02/0903/09 a 09/0910/09 a 16/0917/09 a 23/093040506020
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Veja as principais regras para o retorno das cirurgias eletivas:

 

  1. realização de cirurgias eletivas fica condicionada ao indicador da média da taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento de pacientes acometidos pela Covid, a ser aferida semanalmente, tendo como parâmetro a média de ocupação dos 7 dias anteriores à avaliação feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba.
  2. Para que ocorra a realização das cirurgias eletivas, o indicador deverá ser mantido em patamar igual ou inferior a 70% de ocupação dos leitos de UTI Covid-19, tendo como base de cálculo 60 leitos para a rede pública e 43 leitos para a rede privada.
  3. Sendo autorizada a realização dos procedimentos eletivos, a instituição que realizará o procedimento deverá observar o limite máximo de ocupação simultâneo de 20% dos leitos cirúrgicos inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
  4. Somente poderão ser realizadas cirurgias eletivas nas redes pública e privada quando a média de permanência do paciente não ultrapassar 48 horas de internação.
  5. Se o patamar de ocupação de leitos de UTI Covid estiver nos parâmetros estabelecidos, os pacientes que serão submetidos aos procedimentos eletivos deverão apresentar:
    A) Teste de Detecção Qualitativa de Antígeno do SarS-CoV-2 que deve ser realizado imediatamente antes do horário da internação;
    B) Termo de Responsabilidade, devidamente assinado pelo paciente ou por seu representante legal.
  6. A realização das cirurgias eletivas nas dependências dos hospitais públicos e dos hospitais conveniados/contratualizados ao SUS também deve observar os fluxos e datas preestabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde para encaminhamento das solicitações de realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos.
  7. Os procedimentos cirúrgicos pertinentes às cirurgias oncológicas, cirurgias cardíacas graves e cirurgias obstétricas não sofrerão suspensão total, mesmo que o indicador semanal supere o estabelecido anteriormente.
  8. Caso o indicador de ocupação de leitos de UTI Covid-19 extrapole o limite de 70%, a realização dos procedimentos eletivos fica condicionada ao uso simultâneo de no máximo 10% dos leitos cirúrgicos cadastrados no CNES.
  9. Fonte:G1
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit