11 C
New York
sexta-feira, dezembro 3, 2021
InícioMontes ClarosVentos fortes, chuva e granizo caíram sobre Montes Claros, entendam.

Ventos fortes, chuva e granizo caíram sobre Montes Claros, entendam.

O granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, considerada uma das nuvens mais perigosas.

Atmosfera terrestre corresponde a uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da vida. Sua composição é composta basicamente de uma mistura de gases, sendo 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio. Além disso, são encontrados traços de gás carbônico, vapor d’água e outros gases, mas em quantidades bem pequenas.

Entendendo melhor, as nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da agua dos mares, rios e da água da terra.

Quando as gotas de água das marés, dos rios e da superfície terrestre. Quando chegam às nuvens e encontram uma temperatura abaixo de -80°C viram gelo.

É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande, a nuvem poderá evoluir, crescendo cada vez mais, ou se dissipar.

Quando o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

O granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, considerada uma das nuvens mais perigosas, também responsáveis por trovões e relâmpagos.

Estas nuvens podem se formar isoladamente, em conjunto ou associadas às frentes-frias. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador.

A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas.

Como aconteceu em Montes Claros, às nuvens cumulonimbus são ameaçadoras, com vários níveis, estendendo-se para o céu em torres ou plumas.

Era uma sexta-feira de bastante calor e a as nuvens de tempestade se formam a partir do ar quente que esfriou e criou gelo em altitudes mais altas, ou altura acima do solo, e chuva em níveis mais baixos.

O calor intenso criou condições climáticas, para uma tarde de tempestades perigosas de nuvem cumulonimbus, madura com rotação interna, chamada mesociclone.

Os ventos fortes se moviam em diferentes direções, deixando as condições meteorológicas perigosas, poder um longo período de tempo a longas distâncias.

A pedra de gelo tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar.

Quem pode observar a formação das nuvens, viram uma base plana, com uma característica de parede muito escura por baixo, que fechou sobre a cidade.

Um equipamento instalado no aeroporto registrou rajadas de vento de até 101 quilômetroschuvachu por hora.

Varias arvores caíram, imóveis ficaram destelhados e motoristas ilhados ou foram arrastados pelas fortes correntezas que atingiram as vias.

Felizmente os danos foram materiais.

Veja também

FORTE CHUVA DE GRANIZO DEIXA PREJUÍZOS EM MONTES CLAROS MG.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit