11 C
New York
segunda-feira, junho 21, 2021
HomeMinas GeraisZema, 100 dias de governo, análise mostra que está no caminho certo.

Zema, 100 dias de governo, análise mostra que está no caminho certo.

Na última quinta-feira (4), o governador de Minas Gerais Romeu Zema, em entrevista a TV Globo na Cidade Administrativa, falou dos 100 primeiros dias de mandato que completou na semana passada.

Segundo o governador, ele já teria feito mais do que o governo anterior, em relação ao mesmo período e o tempo, em 100 dias de governo, fizemos alguns ajustes e cortes de cargos e venda de objetos obsoletos, sem uso e gerando prejuízos. Citou como exemplo, a venda do avião e carros parados, entre outros medidas que promoveram cortes necessárias para otimizar as contas do estado.

Avião que pertencia à frota do governo de MG foi vendido em março — Foto: Comissão Permanente de Alienação da Seplag/Divulgação
Avião que pertencia à frota do governo de MG foi vendido em março — Foto: Comissão Permanente de Alienação da Seplag/Divulgação

Reforma administrativa

Um dos principais desafios do governador é aprovar a reforma administrativa, enviada para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 5 de fevereiro. A proposta prevê a redução de 21 para 12 o número de secretarias. O texto também aponta que 60% dos 6 mil cargos comissionados deixarão de existir se o projeto for aprovado. Essa medida, aliada à diminuição das secretarias, geraria uma economia R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos, durante o mandato de Zema.

Porém, o texto vem encontrando dificuldades para tramitar, já que os deputados têm reclamado da falta de articulação por parte do governo do estado. Porém, Zema afirmou que o relacionamento com a ALMG tem sido a melhor possível.

“Já tomei café aqui com todos os deputados das diversas bancadas. Todos têm conversado conosco aqui. Mas nós temos que lembrar, (…) até você criar uma articulação, você conhecer melhor as propostas, leva-se tempo, haja visto aí a situação do governo federal com o Congresso”, disse o governador. “Tenho visto a maior boa vontade deles (deputados) para com essa questão da crise do estado e tenho certeza que eles estão se inteirando e vão compreender plenamente o que Minas Gerais precisa fazer”, completou.

Em resumo da fala e afirmações de Zema, tudo indica que ele está no caminho certo, mas precisa realmente do apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, principalmente em relação a a reforma administrativa, que vai promover o enxugamento significativo nas contas do estado, gerando uma economia que poderá ser investido em projetos governamentais.

O grande problema que Zema encontra nesse momento, é que alguns deputados da ALMG estão acostumados a votar os projetos do executivo, com as negociações de cargos políticos, indicam seus cabos eleitorais para ocupar cargos nas secretarias, diretorias etc.

A reforma a administrativa, pode enfrentar muitos problemas, justamente porque prevê cortes de cargos importantes e altos valores, como a diminuição de 21 secretarias para 12, isso é de grande importância para Minas Gerais sair do vermelho, ou melhor, da vergonha que foi colocado pelos governos anteriores, principalmente o PT.

Hoje Minas Gerais é um estado rico, com suas riquezas naturais, mas está falido em razão das gestões fraudulentas de um grupo de políticos, executivos e legislativo, que apenas sugavam o dinheiro público, através de manobras políticas, para apadrinhar seu parentes e amigos e cabos eleitorais, como exemplo os problemas com as barragens, que levou a morte de pessoas inocentes. Todos sabiam desses problemas, mas fizeram de conta que estava tudo bem, enquanto alguns recebia dinheiro das empresas proprietárias das barragens. Não importa, quem vai morrer, se o estado vai falir, importante é eles receberem benefícios em detrimento miséria alheia.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit