Nos últimos encontros dos líderes do bloco de cooperação internacional, BRICs, foi discutido a criação da aliança militar intercontinental (AMI), que teve apoio total do integrantes do grupo.
O assunto foi tratado, quando o presidente Chinês Xi Jinping, anunciou a implantação do centro militar chinês, no moldes do pentágono, porém 10 vezes maior, que já está em construção.
O que o grupo BRICs?
O grupo dos países unidos do BRICs, é formado pelas iniciais dos países que o compõem: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que apesar de não ser um bloco econômico, atua de forma parecida.
Os principais objetivos do BRICS são: Promover o crescimento econômico, Fortalecer as indústrias, Impulsionar o desenvolvimento sustentável, Combater a pobreza e o desemprego, Aumentar a inserção das economias emergentes na economia global.
Disfarçadamente o BRICs é uma estratégia da Rússia em formar frente as maiores potência do mundo, os Estados Unidos e a OTAN.
Na prática o grupo do BRICs já nasceu tanto em relação a questões econômicas, como militares, muito maior que EUA e a União Europeia.
Juntos formam a maior potência militar e econômica do mundo, que por um lado pode ser bom, por outro, pode ser perigoso para o mundo, já que as duas maiores potências que integram o grupo, são chefiadas por líderes tiranos.