A cassação do diploma da deputada federal Carla Zambelli (PL/SP), já é dada como certa pelos próprios líderes do partido.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) havia cassou o mandato da deputada em janeiro deste ano, mas cabe recurso, no entanto, com a condenação criminal no STF, ela será afastada imediatamente após o trânsito da sentença.
A consequência da perda do mandato é a anulação dos votos atribuídos à responsável pela conduta ilícita (no caso, a deputada). E a anulação desses votos leva necessariamente a uma nova totalização.
“Essa nova totalização pode desaguar num resultado diverso daquele que fora proclamado em 2022, gerando a perda de mandato de eventuais beneficiários dos votos judicialmente nulificados”, completou Medeiros, especialista em direito eleitoral, falou Metrópole.
Com essa mudança no cenário, dois deputados federais do PL eleitos por São Paulo podem ser diretamente afetados: o delegado Paulo Bilynskyj, que obteve 72.156 votos, e Tiririca, com 71.754. Como são os dois menos votados da legenda, seus mandatos podem ser revistos, dependendo da nova contagem dos votos anulados.