Na manhã desta segunda-feira (7), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), representado pela comandante-geral, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, participou da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre a instituição e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que trará resultados diretos para o serviço operacional.
O evento, presidido pela reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, foi realizado na Sala de Sessões da Reitoria da universidade, e contou também com a presença do deputado federal Pedro Aihara; o comandante da Academia de Bombeiros Militar, coronel Peron Batista da Silva Laignier; do diretor do Instituto de Geociências, Carlos Lobo, dentre outras autoridades civis e militares.
A coronel Jordana destacou que a assinatura do termo representa um passo em direção a uma gestão pública mais eficiente, e que tem como finalidade o desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum, com ênfase em ciência de dados, modelagem espacial, sensoriamento remoto e estruturação de bancos de dados. Ela contou ainda como foram as tratativas.
“A iniciativa foi idealizada pelo Centro de Informações em Segurança Pública (Cinsp), que encontrou no Instituto de Geociências da UFMG, sob a liderança do Professor Carlos Lobo, um parceiro técnico altamente qualificado e comprometido com a produção e a aplicação da ciência em benefício da sociedade. ” Explicou a comandante da corporação.
A expectativa é que esta parceria institucional entre o CBMMG e a UFMG produza frutos concretos e contribua para o aperfeiçoamento da corporação no que diz respeito a capacidade de servir, proteger e salvar vidas com eficiência, inteligência e compromisso com o interesse público.
Colaboração fotográfica: Jebs Lima