No último domingo 16 de março de 2025, aconteceu uma manifestação pró anistia, convocada pelo ex presidente Jair Bolsonaro em Copacabana no Rio de Janeiro.
Três entidades divulgaram dados do número de participantes, PMRJ, USP em conjunto com uma ONG.
A polícia militar do Rio de Janeiro, tem evitado publicar dados de estimativa de público em evento político, mas foi obrigada a divulgar dados estimativos nesse domingo.
O governador de Cláudio Castro, ordenou que a corporação divulgasse estimativa de publico no evento convocado por Bolsonaro, mesmo sabendo que a PMRJ, não possui capacidade técnica para isso.
A PM do Rio, usou métodos históricos, análise de volume, por tamanho aproximado de ocupação de espaço, o que é totalmente incapaz produzir dados técnicos confiáveis.
A universidade de são Paulo (USP), divulgou público de 18,3 mil participantes no evento, já a PMRJ divulgou dados com muita discrepância.
O método utilizado é técnico científico, utiliza contagem por ajuda de inteligência artificial (IA), onde o software faz a leitura do número pessoas em um determinado espaço.
De forma resumida e de fácil entendimento. A leitura do número de pessoas é feitas pela identificação física do número de cabeça dos indivíduos, o espaço entre uma e outra.
Esse método, tem uma margem de erro muito pequena, é uma grande evolução para leitura e contagem de um grupo de pessoas em um determinado espaço.