quinta-feira, novembro 21, 2024
Google search engine
HomePolíticaJustiça eleitoral suspende pesquisa eleitoral suspeita em Montes Claros divulgada pelo candidato...

Justiça eleitoral suspende pesquisa eleitoral suspeita em Montes Claros divulgada pelo candidato Guilherme Guimarães

Internautas acusam o grupo político da atual administração de terem encomendado a pesquisa com objetivo de induzir o eleitor a erro, entre os nomes citados está o deputado Marcelo Freitas e Guilherme Guimarães

Para garantir a veracidade dos dados, Justiça Eleitoral suspende pesquisas em diversas cidades brasileiras, Montes Claros não tá sendo diferente

As suspensões são uma medida corretiva, garantindo que somente informações confiáveis e verificadas sejam divulgadas, reforçando a confiança nas instituições democráticas.

O Tribunal Regional eleitoral da 184° zona eleitoral de Montes Claros MG, aceitou um pedido de liminar para suspender de mediato a divulgação da pesquisa Veritá para prefeito nesta quinta-feira (12), conforme apurou o Gmundonews. A decisão ainda estabeleceu uma multa em caso de os responsáveis pela consulta eleitoral manterem e divulgarem os resultados.

A representação contra o Instituto Veritá foi feita pela Coligação Por uma Montes Claros Mais Humana,  do candidato a Délio Pinheiro. A pesquisa impugnada estava prevista para ser divulgada oficialmente nesta quinta-feira (12).

De acordo com a decisão, a pesquisa questionada apresenta um plano amostral com aglutinação de graus de instrução dos eleitores. Conforme o teor da decisão , “a deficiência de informações em relação ao plano amostral pode desaguar em indevido direcionamento e a consequente indicação de resultados não fidedignos à vontade dos eleitores”, falta de clareza e origem em relação aos recursos para realização da pesquisa.

Lembrando que a pesquisa em questão foi massivamente divulgada inicialmente pelo candidato Guilherme Guimarães e Otávio Rocha, ambos apoiados pela atual administração do prefeito Humberto Souto.

No entanto o que levantou a suspeita dos internautas, foi a empolgação dos deputados Marcelo Freitas e Alen Santiago, com a divulgação e a comemoração de uma possível vitória no primeiro turno, inclusive com manifestação pública no lançamento da campanha do candidato beneficiário da pesquisa.

Lembrado que, se a suspeita for confirmada, de que à uma organização criminosa por trás da pesquisa, pode resultar em abertura de investigação eleitoral e criminal contra o grupo responsável.

GmundoNews
GmundoNewshttps://gmundonews.com.br
Perfil da central nacional de jornalismo GmundoNews Brasília DF Brasil
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments