quinta-feira, abril 3, 2025
No menu items!
InícioPolíticaPF prendeu foragido condenado por furto da réplica da constituição durante atos...

PF prendeu foragido condenado por furto da réplica da constituição durante atos golpistas

Ele foi condenado a 17 anos de prisão por crimes relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília

A Polícia Federal (PF) prendeu na tarde de ontem (20), em São Lourenço (MG), o empresário e designer Marcelo Fernandes Lima, de 52 anos.

Ele foi condenado a 17 anos de prisão por crimes relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e ficou conhecido por furtar uma réplica da Constituição Federal durante a invasão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Marcelo foi detido em sua residência, com o apoio da Polícia Militar, após a emissão de um mandado de prisão pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, em 11 de fevereiro.

Desde a condenação, em 4 de fevereiro, ele era considerado foragido. As acusações incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Durante os atos de 8 de janeiro, Marcelo foi registrado em imagens sobre a escultura A Justiça, em frente ao STF, segurando a réplica da Constituição e envolto em uma bandeira do Brasil.

A peça foi devolvida à PF quatro dias depois, em 12 de janeiro, quando ele alegou tê-la encontrado durante os protestos.

Após a devolução, Marcelo foi liberado com tornozeleira eletrônica, mas passou à condição de foragido após a condenação.

Localizado e preso nesta quinta-feira, ele passou por atendimento médico e foi encaminhado ao Presídio de São Lourenço, onde permanece à disposição da Justiça.

Além da pena de prisão, Marcelo e outros condenados terão de pagar, solidariamente, uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Please follow and like us:
Pin Share
Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

Comentários Recentes