O filtro de combustível pressurizado da Toyota Hilux, modelos 2.8 diesel, vem apresentando problemas como entupimento e saturação, comprometendo o sistema de injeção e o motor, deixando proprietários em grande prejuízo.
O problema foi identificado nas versões que usa o motor 2.8, quem vem com dupla filtragem de combustível, apresentando um grave problema, que pode passar de 40 mil reais o reparo.

O que aconteceu?
A versão 2.8 usa um filtro de combustível secundário, trabalha pressurizado, e quando solta uma cola quem vem na construção do mesmo, solta partículas plásticas, que causa problemas em todo o sistema, inclusive nós injetores de combustíveis.
A impurezas acumuladas e os restos da destruição do filtro em razão do uso, afeta diretamente os bicos injetores, que passa de 7 mil reais cada injetor.
Qual a solução?
A recomendação é a troca periódica do filtro, no entanto o problema está exatamente na quilometragem recomendado, cerca de 60 mil, sendo essa a falha do fabricante, que pode se dizer que ouve uma falha de cálculo, bem como da construção do próprio filtro, que não dura o km indicado pela fábrica.
Neste caso, especialistas, recomendado a substituição entre 10 e 30 km, e não 60 mil ou mais, assim evitar o pior.
O que nós do portal identificamos ao ouvir especialistas?
Segundo as informações coletadas, bem como as peças que vimos, suas características e funcionamento.
O problema é exatamente numa cola usada na construção interna do filtro, que solta em razão da pressão do combustível e do amolecimento da cola, causado pela ação de solvência do combustível.
Dessa forma, passa partículas e limanhas, impurezas, que causa entupimentos e danos irreparáveis aos injetores e outros sistemas correlatos, como sensores.
Sinas que pode indicar problemas com o filtro pressurizado?
Partida difícil, consumo excessivo de combustível, motor falhando, sem força, luz de injeção acessa, fumaça mais que o normal.
Problemas graves que pode ocorrer.
Travamento do motor, Quebra da corrente de comando, Danos severos ao motor.
- Substitua preventivamente o filtro a cada 30.000 km
- Não espere sinal de problema
- Se perceber que o filtro principal tá sujando muito, troque o pressurizado antes disso
- Faça uma limpeza no tanque
- Um filtro entupido pode colocar seu motor em risco real de quebra
- Economia aqui pode sair muito cara lá na frente
- Manutenção preventiva é a única saída
- Troque o filtro pressurizado antes que ele sature sem aviso e comprometa todo o sistema de injeção
Alem deste problema, a Hilux basicamente em todas versões, apresenta um problema de estabilidade, que segundo especialistas, está ligado a construção da plataforma da mesma, que não foi resolvido nem mesmo nas versões atuais, podendo causar fácil capotamento em curvas